Política
PUBLICIDADE

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 16/03/2025 - 13:31

Queda de Público em Ato de Bolsonaro em Copacabana: 18,3 Mil Participantes

A manifestação convocada por Jair Bolsonaro em Copacabana reuniu 18,3 mil pessoas, número significativamente menor que atos anteriores, como os 64,6 mil de 2022. Segundo a USP, o evento foi tumultuado devido a conflitos organizacionais sobre o impeachment de Lula. Utilizando inteligência artificial, calculou-se o público com precisão de 72,9%, destacando flutuações normais em mobilizações políticas.

O ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Praia de Copacabana, neste domingo, contou com a participação de 18,3 mil manifestantes, segundo cálculo feito com base em imagens aéreas pelo grupo de pesquisa "Monitor do debate político" do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto, da Universidade de São Paulo (USP), e pela ONG More in Common. Isso significa que a mobilização foi bem menor do que a de outros atos do bolsonarismo no Rio. A margem de erro do levantamento é de 2,2 mil pessoas para mais ou para menos.

O Datafolha, por sua vez, divulgou um cálculo de público na manifestação de 30 mil pessoas. O instituto também usou imagens aéreas. Elas foram obtidas às 11h10m.

Em 07 de setembro de 2022, também na Praia de Copacabana, o grupo de pesquisadores da USP e do Cebrap calculou um encontro de 64,6 mil manifestantes, um patamar que é cinco vezes maior do que neste domingo. Já em abril do ano passado, foram 32,7 mil participantes.

— Essa foi uma manifestação pequena para os padrões de mobilização do bolsonarismo — afirma Ortellado.

Veja a manifestação de 2022

Ato de 7 de setembro, em 2022 — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Ato de 7 de setembro, em 2022 — Foto: Mauro Pimentel/AFP

Na avaliação do pesquisador, no entanto, ainda é preciso haver mais manifestações com esse patamar menor de mobilização para afirmar que a oscilação é sinal de enfraquecimento político do bolsonarismo no Rio. De acordo com ele, o conflito entre os organizadores sobre o apoio ou não ao pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ter atrapalhado a convocação.

— Essa foi uma manifestação cuja mobilização foi muito tumultuada — afirmou.

Além disso, ele defendeu que oscilações desse tipo são normais. Ortellado afirmou que as manifestações contra a então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, também chegaram a registrar públicos menores e depois voltaram a crescer.

Os pesquisadores também calcularam o público de um ato realizado neste domingo na Avenida Paulista, em São Paulo, com o mote da anistia e "fora Lula". Foram contabilizadas 1,4 mil pessoas no pico da manifestação. A margem de erro é de 167 pessoas para mais ou para menos.

Veja a manifestação de 2024

Ato em 21 de abril de 2024 - Bolsonaro reúne apoiadores para manifestação na orla de Copacabana,  Rio de Janeiro — Foto: Hermes de Paula
Ato em 21 de abril de 2024 - Bolsonaro reúne apoiadores para manifestação na orla de Copacabana, Rio de Janeiro — Foto: Hermes de Paula

Para o cálculo deste domingo, foram tiradas fotos da praia de Copacabana em quatro diferentes horários (10:00, 10:40, 11:30 e 12:00), totalizando 66 fotos. O pico do encontro foi ao 12h, quando o grupo selecionou seis fotos que cobriam toda a extensão da manifestação, sem sobreposição.

Depois disso, um software é usado para identificar e marcar automaticamente as cabeças das pessoas. Usando inteligência artificial, o sistema localiza cada indivíduo e conta quantos pontos aparecem na imagem. Segundo os pesquisadores, esse processo garante uma contagem precisa, mesmo em áreas densas.

O método atualmente possui uma precisão de 72,9% e uma acurácia de 69,5% na identificação de indivíduos. Na contagem de público, o erro percentual absoluto médio é de 12%, para mais ou para menos, em imagens aéreas com mais de 500 pessoas.

Em outro levantamento, o Datafolha considerou para o cálculo do total de manifestantes três níveis de concentração na área onde ocorreu o ato, de 25 mil metros quadrados: densidade alta, densidade média e dispersão. Eles variam de uma a quatro pessoas por metro quadrado. Com base em imagens aéreas, o instituto estimou que cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes na manifestação.

O número foi divulgado pelo jornal "Folha de S. Paulo". O jornal informou que, segundo o Datafolha, se o mesmo espaço ocupado pelos manifestantes estivesse lotado na capacidade máxima, caberiam no máximo 175 mil pessoas. O número considera uma densidade de sete pessoas por metro quadrado, em que é impossível qualquer deslocamento no espaço, o que não foi o caso da manifestação deste domingo.

Veja o público das manifestações bolsonaristas, segundo pesquisadores da USP:

  • 18,3 mil em 16/03 de 2025 - O ato deste domingo mirou na anistia aos presos do 8 de Janeiro e ocorre após a denúncia de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado.
  • 45,7 mil em 7/09 de 2024 - Protesto de apoiadores de Bolsonaro na Av. Paulista, em São Paulo. O ato pediu o impeachment de Alexandre de Moraes e teve público abaixo do esperado.
  • 32,7 mil em 21/4 de 2024- Ato em Copacabana no feriado de Tiradentes. Foi marcado por falas de cunho religioso e ataques a Lula.
  • 185 mil em 25/02 de 2024 - Ato na Av. Paulista. Evento foi em apoio a Bolsonaro, em meio às investigações da PF por suposta tentativa de golpe.
  • 32,6 mil em 7/09 de 2022 - Manifestação na Av. Paulista convocada por Bolsonaro para impulsionar a campanha à reeleição ao Planalto.
  • 64,6 mil em 7/09 de 2022 - Manifestação em Copacabana, no Rio. O ato em homenagem ao Bicentenário da Independência virou evento de campanha à reeleição.

Mais recente Próxima Em Copacabana, Bolsonaro se defende sobre golpe e diz ter apoio de Kassab para aprovar anistia ao 8/1 na Câmara

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Instalação, na Baía de São Francisco, foi considerada uma das prisões mais notórias do planeta; custo da empreitada não foi divulgado

Trump ordena reabertura e modernização da penitenciária de Alcatraz, fechada desde 1963

Com um gol de pênalti, atacante ainda tirou o ex-clube da liderança do Brasileiro

Gabigol marca contra o Flamengo e dá a vitória para o Cruzeiro

Resgate começou na noite de sábado e só terminou nas primeiras horas da madrugada de domingo no local conhecido como Escalavrado, em Teresópolis

Bombeiros resgatam dez pessoas em trilha no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na Região Serrana

Assistente social Márcia Lopes irá substituir Cida Gonçalves, cuja saída do cargo já era dada como certa desde o começo do ano

Escolhida por Lula para Ministério das Mulheres diz que tomará posse nesta segunda-feira

Shandra, Poseidon e Joselito The Clown fizeram parte da equipe que criou dois looks da diva pop

Figurinos de Lady Gaga em Copacabana tiveram toque de drag queens brasileiras - saiba quem são

Australiano conquista terceira vitória seguida na temporada; Lando Norris e George Russell completam o pódio

Fórmula 1: McLaren faz dobradinha no GP de Miami, e Oscar Piastri amplia liderança do Mundial de Pilotos

Polícia Federal descobriu esquema de fraudes em descontos em aposentadorias e pensões

Novo ministro da Previdência se reúne com presidente do INSS pela primeira vez após trocas: 'Temos enorme desafio em comum'

Time faz jogo igual no primeiro tempo, quase marca, mas é engolido na etapa final

Vasco melhora sem Vegetti e Coutinho, mas falha de Hugo Moura sela derrota para o Palmeiras