Brasil
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/08/2024 - 11:32

Ibama planeja medidas para combater queimadas no Brasil

O Ibama prevê prolongamento da crise das queimadas por até dois meses no Brasil. Estratégias incluem contratar aviões particulares adaptados e reforçar equipe de combate. Governo discutirá medidas em reunião na Casa Civil. Aeronaves já atuam, mas fumaça dificulta identificação de focos. Ministros e governadores buscam soluções diante de incêndios, inclusive prisão de suspeitos. Possibilidade de reforço na Amazônia também está em pauta.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) prevê que focos de incêndio podem se espalhar pelo país até o final de outubro. A expectativa, vista como um cenário pessimista por técnicos do instituto, estenderia a crise das queimadas por mais 60 dias. Uma das estratégias em avaliação é a contratação de aeronaves de pulverização agrícola adaptadas para o combate às queimadas.

Aviões particulares já são usados para conter fogo no Pantanal. O governo gasta, em média, R$ 10 milhões a cada duas semanas com a contratação desse  serviço, que tem oferta limitada no país. O envio de aeronaves para regiões com focos de incêndio também depende de estudo prévio de local para pouso e pontos de abastecimento de combustível e água. 

— No Pantanal (os focos) já diminuíram bem.  Na Amazônia, não diminuiu ainda, em São Paulo tivemos um pouco de chuva ontem, estamos tentando entender nas imagens de satélite o que é foco ativo. A chuva apaga o fogo, mas traz muita fumaça também e dificuldade de identificar pontos ativos — afirma o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Também está em discussão a necessidade de contratação de mais brigadistas e equipamentos para combate ao fogo. O Ibama levará ao Palácio do Planalto a necessidade de recursos extras para as ações de combate as queimadas pelo Brasil. Nesta segunda e terça-feira, o núcleo de governo irá se reunir na Casa Civil para definir novas ações de enfrentamento.

Múcio e Tarcísio conversam

O governo enviou aeronave modelo KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), para Ribeirão Preto neste domingo. A aeronave opera por instrumentos, mas devido à dificuldade de teto, não decolou neste domingo e deve começar a voar nesta segunda-feira. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro, Marcelo Damasceno, está em São Paulo acompanhando os trabalhos. O avião deverá ser usado nesta segunda-feira para combater três focos na região de Ribeirão Preto.

— Estamos com toda nossa estrutura ajudando. A fumaça é muito forte e impede de você ver de cima o ponto do incêndio, o nascedouro do incêndio, Ontem ninguém enxergava nada — disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ao GLOBO. 

Desde sábado, o ministro está em contato com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, discutindo estratégias para combate ao fogo no interior do Estado. O governador acionou, ainda no sábado, o Comando Militar do Sudeste e a Defesa Civil, pedindo reforço da ajuda do governo federal. 

Nesta segunda-feira, o governador confirmou a prisão de um terceiro suspeito pela realização de incêndios criminosos no estado. Em meio à onda de queimadas, dois homens já haviam sido presos nos municípios de São José do Rio Preto e Batatais, no domingo.

A Casa Civil também estuda a possibilidade de reforçar estruturas de combate e fiscalização em três regiões da Amazônia que concentram maior volume de incêndios, como sul do Amazonas, sul do Pará e ao longo da trans Amazônia.

Em junho, governo criou uma sala de situação para discutir ações de prevenção e controle de incêndios e secas composta por integrantes de vários ministérios. O grupo faz reuniões semanais desde então.

Mais recente Próxima Homem preso recebeu R$ 300 para iniciar incêndio em fazendas de Goiás, diz delegado

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Planalto pretende usar reciprocidade contra tarifa dos Estados Unidos

Lula convoca reunião com Alckmin e técnicos para tratar sobre tarifaço de Trump

Ofensiva eleva tensão nas negociações e expõe fragilidade da relação comercial entre os dois países

Postura moderada do México com Trump é testada por nova ameaça tarifária

Copa do Mundo de Clubes estreou novo formato, quadrienal, mas torneios anuais vêm sendo disputado desde 1960

Chelsea vence primeira Copa do Mundo de Clubes, mas é o 65º campeão mundial; veja lista

Ingleses anulam força coletiva do adversário com pressão ainda maior, mais talento e eficiência, com atuação de destaque de Palmer e João Pedro

Chelsea faz PSG provar do próprio veneno e é campeão mundial com lição: no campo, melhor é quem se adapta

Apesar de impacto no calendário e modelo de seleção dos participantes, Copa de Clubes se mostrou ótimo produto, com confrontos raros e surpresas. Futebol salva ideias imperfeitas

Mansur: Decisão premiou coragem do Chelsea, campeão após brutal imposição ao PSG

Suspeito invadiu o local enquanto fugia da polícia após atirar contra um agente perto do aeroporto; duas pessoas ficaram feridas, uma em estado grave

Ataque a tiros deixa dois mortos em igreja nos Estados Unidos

Pedido feito por advogado do ex-assessor presidencial Filipe Martins questiona veto a depoimento de outros acusados do caso como testemunhas, incluindo o de Bolsonaro

André Mendonça será relator de nova ação que tenta paralisar processo sobre trama golpista

Aos 38 anos, jogadora disputa a Copa América com a seleção brasileira, apesar de já ter anunciado aposentadoria

Marta não descarta jogar Copa de 2027, mas prioriza vida pessoal: 'Vou ter meu filho'