Brasil
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/08/2024 - 10:19

Incêndios em plantações de cana-de-açúcar em SP causam prejuízo milionário

Focos de incêndio devastam plantações de cana-de-açúcar em SP, causando prejuízo de R$ 350 milhões. A Orplana registrou 1,8 mil focos em um dia. O número de queimadas em 2024 é alarmante, levando autoridades a agir. Ministra Marina Silva comparou a situação aos eventos do 'Dia do Fogo' no governo Bolsonaro. Três suspeitos foram presos por incêndios intencionais em SP e Goiás. A PF investiga a temporada de fogo.

Após o estado de São Paulo registrar o pior mês de agosto em número de focos de queimadas desde 1998, quando dados começaram a ser registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), organizações ligadas ao gigante mercado da cana-de-açúcar começam a contabilizar os prejuízos. Somente nos últimos dias, as chamas destruíram aproximadamente 60 mil hectares de lavouras, gerando um prejuízo estimado em R$ 350 milhões para os agricultores.

Os dados são da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), que contabilizou 1,8 mil focos de incêndio na sexta-feira e 305 focos de incêndio no sábado. m São Paulo, foram registrados 3.480 pontos no mês, um recorde para o estado desde que os dados começaram a ser medidos, há quase três décadas. Minas Gerais também enfrenta incêndios, sobretudo no entorno de Belo Horizonte.

Mapa mostra focos de incêndio no Brasil de acordo com o modelo europeu de previsão. — Foto: Copernicus
Mapa mostra focos de incêndio no Brasil de acordo com o modelo europeu de previsão. — Foto: Copernicus

O número de focos de incêndio registrados nos primeiros oito meses do ano (104.928), segundo o Inpe, é o maior desde 2010 (118 mil) e 75% acima do computado no mesmo período no ano passado (59.925 mil). Ainda de acordo com o instituto, agosto já é o mês de 2024 com mais focos de incêndio para 16 estados.

Neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniram com funcionários do Ibama em Brasília para anunciar medidas. A PF já abriu 31 inquéritos entre Amazônia e Pantanal, e dois em São Paulo.

— É uma verdadeira guerra contra o fogo e criminalidade — disse Marina: — Tem uma situação atípica. Você começa a ter em uma semana, praticamente em dois dias, vários municípios queimando ao mesmo tempo. Isso não faz parte da nossa curva de experiência nesses anos de trabalho com fogo.

Fogo se expande por cidades do interior de São Paulo — Foto: Reprodução/X
Fogo se expande por cidades do interior de São Paulo — Foto: Reprodução/X

A ministra lembrou o Dia do Fogo, cadeia de incêndios ocorridos no Pará em 2019, no governo de Jair Bolsonaro.

— Do mesmo jeito que nós tivemos o ‘dia do fogo’, há uma forte suspeita de que agora esteja acontecendo de novo.

Com a mobilização do governo, a PF, por meio da Superintendência Regional de São Paulo, irá investigar a temporada de fogo. Segundo Rodrigues, as investigações no estado irão apurar se houve uso de fogo criminoso que afetaram o estado.

Usina São Martinho, em Pradópolis: cidade é polo produtivo de cana de açúcar — Foto: Reprodução/São Martinho
Usina São Martinho, em Pradópolis: cidade é polo produtivo de cana de açúcar — Foto: Reprodução/São Martinho

Três são presos

Três homens foram presos acusados de causarem incêndios intencionais entre anteontem e ontem: dois em São Paulo e um em Goiás. Os casos são investigados pelas polícias locais.

Em São Paulo, uma prisão ocorreu ontem em São José do Rio Preto, de um homem que ateava fogo em um terreno. Outra prisão foi efetuada na manhã de ontem em Batatais. Neste último caso, o acusado tinha antecedentes criminais e portava gasolina no momento da prisão.

Já o caso de Goiás se trata de um homem preso em flagrante ateando fogo em pasto da propriedade rural na região de Piranhas, Goiás. Segundo a Polícia Militar, a situação era patrulhada há dias, com diversas ocorrências de incêndio criminoso em áreas de pastagem. O suspeito teria cometido crimes também nas regiões goianas de Caiapônia e Bom Jardim, no Sudoeste do estado. "O prejuízo causado é incalculável”, afirmou a Polícia Militar de Goiás.

Mais recente Próxima Queimadas em SP: Aeroportos afetados pela fumaça dos incêndios voltam a funcionar normalmente

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Juntos, eles responderam por quase 48% das vendas de produtos para os EUA no primeiro semestre

São Paulo e Rio serão os estados mais afetados se tarifaço de Trump for implementado em agosto

Governador negou ter procurado STF para interferir por anistia a Bolsonaro e disse que passou dados à embaixada americana para mostrar que impacto da medida é "complicado" para São Paulo

Tarcísio propõe "deixar política de lado" para negociar tarifaço com EUA

Construído no século 19, Neuschwanstein foi influência para contos de fadas e serviu como campo de treinamento para Juventude Hitlerista

‘Castelo da Cinderela’, que inspirou filmes da Disney, vira Patrimônio Mundial da Unesco; veja fotos

Prisão foi realizada a pedido das autoridades americanas; Daniil Kasatkin foi mantido sob custódia apesar de pedido de liberdade feito pela sua defesa

Jogador de basquete russo é preso na França por suspeita de fazer parte de grupo de hackers
O road show da Tess

Ministro do STF disse que a Constituição 'não admite atalhos punitivos' e não autoriza 'execuções sumárias', e defende 'formação adequada'

Em meio ao silêncio de Tarcísio e Derrite, Gilmar Mendes condena mortes em Paraisópolis e contra marceneiro

Atualização instruiu chatbot a não 'temer escandalizar aqueles que são politicamente corretos', afirmam programadores

Após elogiar Hitler, IA de Elon Musk pede desculpas pelo 'comportamento horrível'