Mundo
PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado, durante entrevista ao canal Firstpost da Índia, que o presidente russo, Vladimir Putin, será convidado para participar da reunião do G20, no Brasil, no ano que vem.

Lula afirmou que o presidente russo poderá vir "facilmente para o Brasil", sem risco de ser preso.

— Ele será convidado. Porque o ano que vem teremos os Brics na Rússia. Antes do G20 no Brasil, teremos os Brics na Rússia e eu vou nos Brics na Rússia no próximo ano [...] Todo mundo vai para a reunião dos Brics e espero que também venham para o G20 no Brasil. No Brasil eles vão sentir um clima de paz, eles vão sentir que no Brasil a gente gosta de música, de carnaval, de futebol, mas a gente gosta de paz e queremos tratar bem as pessoas. Então eu acredito que o Putin pode facilmente ir para o Brasil - disse o presidente brasileiro.

Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) pela acusação de deportação forçada de crianças ucranianas. O mandado fez com que o presidente russo desistisse de comparecer à reunião dos Brics na África do Sul, em agosto.

Embora Putin tenha sido convidado, o mandado de prisão do TPI por crimes de guerra, em teoria, obriga as autoridade do país africano, que é signatário do Tribunal, a prendê-lo. Apesar de o Brasil também ser signatário, Lula afirmou que Putin não será preso no país.

— O que eu posso dizer para você é que se eu for presidente do Brasil e ele for para o Brasil não há porque ele ser preso, ele não será preso - afirmou.

O Tribunal Penal Internacional (TPI), criado pelo Estatuto de Roma, é um organismo internacional permanente, com jurisdição para investigar e julgar indivíduos acusados de genocídio, crimes contra a Humanidade, crimes de guerra e crime de agressão.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, o Brasil assinou o Estatuto de Roma, que criou o Tribunal, em 7 de fevereiro de 2000, com ratificação em junho de 2002. Desde então, o referido tratado integra a legislação brasileira.

Mais recente Próxima Número de mortos em terremoto sobe para mais de 2 mil, diz governo do Marrocos

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo
Os dois namoros do PSDB

Tricolor pode embolsar mais R$ 380 milhões se levantar troféu do torneio internacional

Fluminense garante R$ 115 milhões com vitória sobre Al-Hilal e classificação à semifinal do Mundial de Clubes

Tricolor vence por 2 a 1 no talento de Martinelli e na força de Hércules

Fluminense supera petrodólares do Al Hilal, dá 'grito de independência' e vai à semifinal do Mundial com atuação para a história
Conteúdo de Marca

Parte do Plano Brasil Sem Fome, Programa Acredita no Primeiro Passo oferece oportunidades em capacitação profissional, acesso ao emprego e microcrédito

Inclusão e dignidade impulsionam o empreendedorismo popular

A vítima é o artista indígena Time'i Assurini, de 31 anos, membro do povo Awaete Assurini do Xingu, no município de Altamira, no Pará

Polícia investiga ato de racismo contra artista indígena em restaurante na Barra da Tijuca

Cena foi flagrada no segundo tempo da partida contra o Al-Hilal

Carol Portaluppi, filha de Renato Gaúco, reza durante jogo do Fluminense

Entre desaparecidos há crianças que participavam de acampamento de verão

Temporais repentinos deixam ao menos seis mortos no Texas; veja vídeos